quarta-feira, 28 de março de 2012



“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, 
                            e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” 
                                                                                                                                          Ec. 12.1

Quero trazer uma mensagem voltada para os jovens cristãos, pois sabemos que os jovens são 
a grande força e o futuro da Igreja, como também o futuro das demais áreas a serem ocupadas 
na sociedade. 
O que Salomão está nos ensinando através dessa passagem? Ele diz: “lembra do teu Criador 
nos dias da tua mocidade...” Está querendo expressar que o período da nossa vida onde temos 
maior disposição, energia, vigor,  no qual estamos no auge da condição física,  é o tempo da 
juventude. 
Sabemos que um jovem quando determina fazer algo e coloca isso na sua cabeça, ninguém 
pode barrá-lo ou impeli-lo; ele não mede esforços para conquistar ou pôr em prática seus 
planos. E o versículo ensina que é nesse momento da vida de um homem, na juventude, tempo 
de toda essa disposição,  que devemos gastá-lo com Deus. Lançar toda essa energia e 
determinação nas coisas de Deus e na sua  Palavra. Essa deveria ser a principal meta da 
juventude cristã: adquirir bagagem, conhecimento de Deus, experiências com Ele, adquirir 
profundo conhecimento bíblico, gastar horas em oração, começar a desenvolver um ministério, 
crescer  à imagem de Cristo, ser um autêntico discípulo dele. Mas não é isso  que tem 
acontecido com a juventude moderna. Eles estão envolvidos em inúmeras situações que não 
estão totalmente voltadas para Deus. O jovem de hoje não está sendo preparado para uma 
vida cristã madura, não está sendo preparado para o ministério, está crescendo 
superficialmente e com deficiência, sem alicerce e fundamento cristão; este talvez seja o maior 
perigo que a igreja corre, pois os jovens serão os futuros ministros.




Jovens cristãos radicais...


Você acha que isso é ser um jovem cristão radical: promover festas, pintar a cara, participar de 
acampamentos extravagantes? Isso não é o radical bíblico! Jovens radicais como a Bíblia 
ensina é ser como Estevão, como “o jovem Estevão”. A Bíblia narra que “Deus fazia prodígios 
pelas suas mãos” (At. 6.8). Você já parou para estudar o que significa a palavra “prodígio”? 
São milagres, coisas inexplicáveis, escândalos! Estevão virou sua geração de pernas para o ar: 
pregando o Evangelho, ganhando almas, não vivendo para si mesmo, não se perdendo em 
relacionamentos precoces, mas foi um jovem de profunda vida devocional com Deus, de 
entrega, de marcas, que chegou ao absurdo de ser o primeiro mártir da Igreja.
Veja o que Atos 7.56-60 narra a respeito desse jovem: “Mas ele, estando cheio do Espírito 
Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. E, 
expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés 
de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor 
Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não 
lhes impute este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” 
E você continua achando que é um jovem extravagante, quando obedece a um líder de louvor 
que diz:  “tira o pé do chão”? O que você faz obedecendo essas cosias não tem nada de extravagante. Dar “amassos” na sua namorada, usar as roupas que você usa, falar as cosias 
que você fala e fazer parte dessas  “festas gospel” não tem nada de extravagante nem de 
radical! O jovem Estevão sim era radical, tendo feito tudo que fez em prol de Cristo, uma vida 
dedicada desde a juventude para Cristo e, quando foi apedrejado pelos seus piores inimigos 
disse: “Senhor não considere os pecados deles”.
Estevão estava querendo dizer: “mesmo nessa situação que estou passando eu os amo, quero 
vê-los na glória comigo. Perdoe eles. E dê a eles uma chance de receberem a Jesus e o 
precioso Evangelho do Cristo com quem eu vou me encontrar agora. Amém!
Os jovens Sadraque, Mesaque e Abede-Nego...
Outros exemplo de jovens radicais eram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, assim como 
Daniel, intentaram em seus corações não se contaminarem com os manjares do rei (Dn. 1:8-
16). Note que atitude tremenda: quando todo um povo se deleitava com os manjares do rei, os 
prazeres, os benefícios da carne, a luxuria, o bem estar, a auto-satisfação, esses jovens não –
não se contaminaram – o que eles mostraram com  isso? Que eram separados das práticas 
mundanas,  eram santos! Santidade não é uma coisa que se vê hoje em dia no meio da 
juventude (separação do mundo).
Na atualidade, cada vez mais o jovem cristão é parecido com o mundo, com a sociedade 
mundana, não há diferença com os demais jovens mundanos, pois eles se vestem iguais, 
assistem a mesma coisa na TV, suas palavras são iguais, frequentam “quase” os mesmos 
lugares, ou seja, vivem se contaminando com as iguarias do rei - notem que todos os que se 
contaminarm com o manjares depois, quando o edito do rei é determinado para que todos se 
dobrassem, se ajoelhassem, diante da estatua, se dobraram diante da estatua – ao deus desse 
século – (Dn. 3).
Mas Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, quando o edito real foi dado, dizendo  “que todos 
deveriam adorar a estátua e que aquele que não a adorasse seria lançado no forno...”, o que 
eles fizeram? Preferiram ser queimados à traírem o seu Deus,  à se dobrarem a um sistema 
ímpio e corrupto. Então, vendo que eles não se dobravam, o rei manda jogá-los na fornalha, 
sete vezes mais quente.
Oh! Meu querido, isso sim é ser radical, que coisa mais linda, que testemunho de fé, de 
entrega, que convicção ainda na sua juventude. Esses sim estavam gastando sua vida “nos 
dias da sua mocidade”, arriscando-a pela causa, pelo verdadeiro REI: O Senhor dos Exércitos!
Não se importaram com a fornalha, nem com qualquer outra oposição, sendo lançados  lá
dentro.
É isso que a  Igreja atual precisa, é desse tipo de jovens que a  Igreja atual, que a Terra 
necessita: jovens ousados, intrépidos, que amam a Deus  sobre todas as coisas, que não 
temem o rei, nem a fornalha e nunca se contaminarão com os seus manjares! E o final da 
passagem você já sabe: Jesus entrou e andou com eles na fornalha.
É isso que estou tentando dizer. Assim como esses jovens bíblicos e tantos outros, gaste sua 
juventude, use toda a sua força servindo a Jesus Cristo, obedecendo fielmente sua  Palavra, 
adquira marcas, novas experiências a cada dia, cresça com homens mais velhos, como diz 
Provérbios 13.20. Faça visitas com eles em presídios, em hospitais, cultos familiares, siga seus 
conselhos, aprenda com sua reta conduta.
Esse é o tempo para que essas coisas aconteçam, tempo também de pregar o  Evangelho, 
período no qual temos que ganhar o maior número possível de almas, pois temos disposição 
para ir e vir! A juventude é a época de abrir mão de muitas coisas, pois a maioria dos jovens 
são solteiros e podem dispor de tempo e recursos. Não hesite em pregar o Evangelho, a seara 
está madura: vá até ela, lance a preciosa semente, forme discípulos, crie um ministério 
pessoal... Quando você acha que vai ganhar almas? Quando você acha que vai ter disposição 
e tempo para caminhar com os discípulos até gerar Cristo neles, o que custará lhe muito? 
Quando você for mais velho? Quando for casado? Quando tiver filhos? Não, impossível!A hora é agora, nos dias da sua mocidade. Vá meu filho, pois João escreveu:  “jovens sois 
fortes” (1Jo. 2.14). Vá, Deus está adiante de você como um fogo consumidor, destruindo seus 
inimigos, quebrando as portas de ferro, os ferrolhos de bronze, alie à sua robustez, dinâmica, 
espontaneidade,  o conhecimento bíblico e o poder do Espírito Santo, então ninguém irá te 
deter! Você poderá ser um novo profeta, um novo Elias desse tempo. Como eu disse: Vá!
Desenvolva também um relacionamento pessoal com Deus, tenha um ministério particular com Deus, quero dizer, uma vida devocional intocável. Cresça na comunhão, na intimidade, seja participante da natureza divina (2Pe. 1.4), pois então você se tornará um grande homem  ouuma grande mulher de Deus. Eu sei que por ser jovem você está cheio de sonhos, planos e 
projetos futuros... Mas saiba: eles só se concretizarão segundo a vontade de Deus e Deus 
conhece cada um deles!
Tenho certeza que Ele colocará a própria vontade Dele em você e fará muitas vezes que a sua 
vontade automaticamente seja a Dele.
Seguindo todos esses passos teremos uma nação forte, uma sociedade honesta, uma Igreja 
poderosa e, principalmente, ministros do Evangelho com caráter, maduros, preparados e é isso 
que a Igreja atual mais necessita.


Esse de quem estou falando é  você meu jovem,  está tudo nas suas mãos. Que o  Espírito
Santo te convença e te leve a uma vida intensa com o Senhor e que você  gaste toda ela na 
sua mocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário